UM LINDO FUTURO QUE NEM IMAGINAMOS…

O multicientista americano Carl Sagan dizia que se o homem desvendasse os mecanismos biológicos da fotossíntese avançaríamos anos-luz.
Transformar raios solares em oxigênio é um mistério tão complexo que nem mesmo a mais tenra das plantinhas consegue revelar.
E trata-se do ar que respiramos, de toda a Vida.

Até à Lua o homem chegou, mas a fotossíntese continua velada.
Por isso é tão preciosa a história que o amigo Eder Oelinton revela em seu blog http://suprimatec.com/2015/11/23/as-primeiras-cyber-plantas-do-mundo-fusao-entre-rosas-e-eletronica/

Rosas cor-de-rosa

O que a Ciência anda fazendo? Puseram circuitos eletrônicos dentro do caule de uma roseira viva, de maneira a desvendar o caminho que o material orgânico percorre.
As “cyber-plantas”, como estão sendo chamadas, poderiam, no futuro, multiplicar a capacidade energética saudável do planeta.
Acredito que conseguiriam mesmo equilibrar ecossistemas ameaçados.

Já imaginaram? A poluição da Grande São Paulo seria ‘comida’ por milhões de rosas cibernéticas… Ficaria tudo muito mais claro e muitíssimo mais bonito, com certeza!

Planeta Oval

Temos enfeado bastante a Terra. Estou assistindo uma série produzida por Steven Spielberg, “Terra Nova” (2011). Como é lindo o planeta que aparece na TV!

A luz chegava aqui com toda a sua força energética, com o espectro colorido intacto. Na série, a floresta e os rios de 85 milhões de anos têm um brilho que desconhecemos. Claro que é impossível saber se era assim mesmo, mas, falando sério, qualquer exercício criativo nos leva até cenários como esse.

E nos transporta a cenários no futuro.

Arco-íris nas plantas

Já imaginaram? A Terra sem um único automóvel? Com um sistema de transporte coletivo, ultra eficiente, com asas e não poluente?

Naves

Já imaginaram? A Terra inteira coberta por verde, flores e frutos, que entremeariam habitações e outras edificações de pedras, com tecnologia já existente para que fossem agradáveis no verão e quentinhas no inverno?

Já imaginaram? A Terra habitada por cidadãos de todos os tipos sorrindo uns para os outros? Sempre gentis, sempre solidários, sempre pensando no bem-estar uns dos outros?

No Futuro

E, ainda mais: já imaginaram que, com o ar limpo e puríssimo, todos seríamos muito belos, com cabelos, rostos e corpos livres de sujeiras moleculares que comprometem a saúde e a juventude?

Várias rosas

Pois é, um outro futuro deveria inspirar a todos nós.
Um futuro que tornaria realidade o que de melhor tivemos no passado.
Um futuro que jamais sonhamos antes.

12 comentários sobre “UM LINDO FUTURO QUE NEM IMAGINAMOS…

  1. As pessoas precisam quebrar muitos paradigmas para abraçar essa causa futura, quem poderá dizer que tudo será tão bom assim sem um mínimo de esforço de todos. Acredito que passaremos por uma revolução muito grande, talvez nem estejamos vivos para ver, mas nossos filhos estarão lá. Um futuro maravilhoso assim é um luxo que podemos apenas sonhar, contudo, acredito que seja possível sim, aplicando-se a condição acima citada!

    Obrigado pela citação Monica!

    Curtido por 4 pessoas

  2. Amigo Eder, acredito na força de atração da Natureza. Acredito que chegará um momento em que ela passará a repelir os que não conseguiram compreender que a lei universal é a do Amor. A própria Terra se curará e viverá novo ciclo, independentemente dos homens. Como você, acredito no futuro. Num belo futuro. Para nossos filhos, os filhos dos nossos filhos e, quem sabe, para nós mesmos. Quem sabe as nossas moléculas não voltem a se reunir novamente?… Pelo futuro radioso!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Mais belo que um ambiente assim, seria que em cada partícula de ar tivesse uma concentração de educação, respeito, ainda temos belos redutos ambientais, porém restos de lixo são encontrados nessas trilhas, nas praias paradisíacas, ainda vemos pessoas passeando com seus cachorros e deixando os dejetos do mesmo na rua.
    Sim, precisamos de um planeta mais limpo, porém precisamos nos reinventar como seres humanos para aproveitar a magnitude da Vida.
    E isto já foi dito por Chaplin em 1940:
    “Mais do que máquinas precisamos de humanidade.
    Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura.
    Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido.”
    Desculpe o tom de desabafo, mas que reconstruir um planeta, precisamos nos reciclar também…

    Curtido por 1 pessoa

    • Isso Fernando! O planeta precisa do nosso cuidado, precisa de consideração. Qualquer habitat é reflexo da comunidade que o usufrui. Há ainda muitos lugares lindos na Terra, muitos deles despovoados. Conheci alguns. Na Amazônia se voa horas de avião e não se vê viv`alma. Mas vc tem razão: o homem necessita do aprendizado do respeito a qualquer lugar, a ele próprio. O homem também não enche o seu corpo de porcarias, se droga, se infelicita diariamente? Bem, há caminhos a percorrer para todos nós. Todos nós somos imperfeitos com um longo aprendizado pela frente. Vamos tentar enviar muito amor para a Terra, cotidianamente, e para nós mesmos. Bom abraço!

      Curtido por 2 pessoas

    • Que bom Silvia! Vamos multiplicar ideias que elevem o astral. Sabe, tive momentos “berinjelas” este ano mais do que nunca: misturar temperos e vida para o corpo e a alma se aquietarem e tentarem compreender… E adorei vc citar o grande Rubem Braga… Flores para você!

      Curtido por 2 pessoas

  4. Já imaginei algo parecido assim antes em meus devaneios de reflexão. Só não incluí a ideia da fotossíntese. Um planeta em que todos tem seu lugar, em que pessoas de todas as culturas mantém sua individualidade, mas ao mesmo tempo, respeita a individualidade do outro. A humanidade, incluindo eu, infelizmente não conhece esse equilíbrio. Sempre os nossos interesses prejudicam ou a natureza ou os interesses de outras pessoas. Se um dia conseguirmos esse equilíbrio, finalmente poderemos resolver este problema. Quanto a problemas externos, só me resta sonhar mesmo. Quanto a problemas internos, busco resolvê-los a cada dia. A parte mais complicada nessa resolução é quando tenho que abrir mão de meus próprios interesses para agradar outras pessoas ou a natureza. Ainda assim foi legal o texto, as vezes é bom exercer a imaginação.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s