POEMA DO TER

Amor_boasconversas.com

Tinha três celulares e não tinha um telefonema que viesse do coração.
Tinha carro do ano e não tinha passeio de mãos dadas, bucólico, na praça.
Tinha fartura de comida e, graças a Deus, ainda tenho, e não tinha uma boa companhia na hora do vinho tinto ou do picolé de limão.
Tinha viagens de muitas milhas e não tinha gargalhadas à farta diante de lindas paisagens.
Não tinha tempo quase algum para admirar o sol que se punha ou a lua que se erguia, prateada e majestosa;
Não tinha tempo para afundar os pés na areia ou para saltar entre rochas de cachoeiras borbulhantes.
Tinha, sim, muita correria, muita dor de garganta, e não tinha braços fortes que, espontâneos, reconfortassem nos sábados à noite.
Tinha uma vida intensa, pela metade,
E não tinha olhos castanho-esverdeados que me vissem como realmente sou.
Tinha quase tudo que tem nas propagandas e não tinha quase nada que, sem saber, só sonhava nas horas escondidas do sono.
Tinha o que conseguia ver e pegar;
Não tinha o que sentia e pensava lá no fundinho da alma.
Tinha dinheiro para muitas coisas e não tinha como comprar o que mais desejava.
Não tinha quase nada.
Hoje tenho tudo. E tenho você porque tive, primeiro, a mim mesma.

56 comentários sobre “POEMA DO TER

    • É um aprendizado diário enxergarmos o que realmente sentimos, o que realmente queremos. Tenho tentado fazer o seguinte exercício a cada coisa que vem: gosto realmente disso, isso realmente faz bem ao meu coração, ou estou só atendendo à uma necessidade social? Difícil, sabe? Mas vamos tentando vida afora…. Flores para você, Flávia¡

      Curtido por 1 pessoa

    • Amigo Eder, o ‘ser’, quanto mais é, mais se propaga; o ‘ter’, muitas vezes, aprisiona. Mas essa é uma escolha individual: nenhum de nós pode obter isso para o outro… Essa tal de felicidade é uma conquista única, de cada um de nós. Mesmo quando estamos vislumbrando-a no caminho e, ansiosos, tentamos mostrar isso aos que estão à nossa volta, temos que saber que podemos somente contar a história, mas cada um tem que viver a sua. Temos histórias a contar e contas a pagar. Cotidianamente, tentamos o sutil e dificílimo equilíbrio entre o ‘ser’ e o ‘ter’ na Terra. Talvez possamos dizer hoje que o ‘ser’ acredita que deve ser o guia do ‘ter’. O ‘ter’ deixa de ser o fim para ser o meio de eventos provisórios…

      Curtido por 2 pessoas

  1. Lindo!!! maravilhoso!!! Você é muito iluminada e merece cada momento de alegria, felicidade, amor. Estar ao seu lado é mais do que especial: é magnífico. Meus olhos esverdeados enxergam a beleza do seu ser, seu sorriso ilumina o meu dia, sua voz é linda melodia que encanta os meus dias…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário