TUDO O QUE QUEREMOS SABER ESTÁ ESCRITO NAS ESTRELAS?

Interstellar

O que “A Teoria de Tudo” e “Interestelar” têm em comum? Universos infinitos, buracos negros, supernovas, muito mais e Kip Thorne. O físico teórico amigo de Stephen Hawking é o consultor científico de “Interestelar” e personagem de “A Teoria de Tudo”. Finalmente, o cinema chegou ao futuro. Dinossauros, sangue a esmo e depressões já estavam muitos cansativos…

Kip Thorne

Kip Thorne

Nos atendimentos terapêuticos, os sorrisos vão regressando às pessoas quando belas imagens se imiscuem no trânsito cerebral. Quando a tristeza é reprisada, permanece e se multiplica. A sábia Natureza extinguiu os dinossauros, certamente, por ótimos motivos. A depressão incapacita atualmente 7% da população mundial – cerca de 400 milhões de pessoas – de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). A tendência menos otimista é que esse número dobre em 20 anos. Se os tristes continuarem assistindo filmes depressivos, provavelmente, esse número será muito maior. Você pode fazer a experiência em casa, como faço nos atendimentos: assista ou peça para alguém assistir, durante 7 dias, somente programas e filmes alegres; na semana seguinte, durante o mesmo período de tempo, assista somente programas e filmes depressivos, aterrorizantes, macabros, cruéis… Incrível a diferença que faz!

O corpo e a mente respondem como um violino. Quando dedilhado com carinho e beleza reage e se encaminha para novos rumos mais felizes. Quando maltratado, afff…

Um futuro melhor para o planeta e todos nós está escrito na Ciência. Na que já foi revelada, na que está se revelando e na que será revelada. Quanto mais olharmos para cima – e para dentro de nós mesmos com sinceridade – mais próximos estaremos desse futuro. As vidas de personalidades como os físicos Albert Einstein e Hawking deveriam ser contadas nas escolas desde o jardim de infância. Isso daria asas para que a imaginação infantil não tivesse fronteiras quando se tornasse adulta. O cinema adora fazer filmes de assaltos, assassinatos e bandidos ‘bem-sucedidos’. Seremos outros quando se fortalecer o movimento iniciado com o longínquo “2001: Uma Odisséia no Espaço”, passando por “ET O Extraterrestre” e “Contatos Imediatos do 3º Grau”, e que está ganhando mais consistência agora, quase 40 anos depois (!!!!!!).

ET

Você identificou Kip Thorne em “A Teoria de Tudo”? Vou adiantar que ele fez as equações que possibilitam a luz espiralar em direção ao buraco negro em “Interestelar”. Um feito inédito: é a primeira vez que um resultado científico é ‘publicado’ na grande tela. Qual a importância disso? Um buraco negro é o resultado da morte de uma super estrela. Ao seu redor, a força da gravidade é tão absurda que suga toda a luz e a velocidade que se aproximam. Na fronteira entre o Universo ‘normal’ e o poder de sucção do buraco negro há um espectro luminoso, que Hawking revelou, Thorne quantificou e “Interestelar” mostrou. A Ciência tem uma curiosidade tremenda em ver o que há por trás dessa luz. Será que o buraco negro é um caminho para outros mundos? Será que lá há as respostas para o futuro da humanidade… Afinal, a vida na Terra tem uma data máxima de uns 3 bilhões de anos.

Em “Interestelar”, por trás da dança de luzes, o astronauta Cooper (Matthew McConaughey) encontrou outra dimensão, com outras frequências. Em “A Teoria de Tudo”, o aluno de Física Stephen Hawking (o excelente Eddie Redmayne) é incentivado a imaginar o que outros nunca tinham imaginado antes. Hawking persegue a teoria que responderia a todas as perguntas: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Seu amigo Kip Thorne expõe mais questionamentos em “Interestelar”: o tempo e o espaço não existem e podemos estar em qualquer lugar no passado, no presente e no futuro?…

Para além disso, “A Teoria de Tudo” é uma linda e comovente história de amor. Capaz de apoiar qualquer cura de corações e de mentes.

Teoria de Tudo

Há muito o que conversar sobre os “filmes de futuro”.

21 comentários sobre “TUDO O QUE QUEREMOS SABER ESTÁ ESCRITO NAS ESTRELAS?

    • Sabe, uso como termómetro a felicidade. Conheço pessoas verdadeiramente felizes. E todas elas são solidárias, generosas, amáveis, mesmo no meio do stress. E todas elas se exercitam diariamente para serem assim cada vez mais. Sabe aquela frase conhecida – “É melhor ser feliz do que ter razão”? Enfim, a felicidade é algo interno, que construímos dentro de nós e vai se tornando inabalável. Pode vir qualquer coisa de fora tentar nos perturbar que não consegue. Ah, e entre as pessoas felizes que conheço, muitas têm dinheiro contado, e as que têm mais condições financeiras geralmente ajudam muito materialmente pessoas que nem conhecem. O que está acontecendo, acredito, é que se faz muito propaganda das ações humanas ruins, e nenhuma propaganda das boas ações. Isso dá a ilusão de que está tudo pior. Mas, nunca vi tanta gente nos finais de semana de descanso, por exemplo, ajudando outras pessoas de graça…

      Curtido por 1 pessoa

  1. “Escrevo por mim”… É angustiante viver a vida pensando que ela é curta demais e não vai dar tempo para fazer tudo que eu quero. A vida não pode ser apenas essa coisa simples de acordar, comer, trabalhar e dormir. As vezes eu me sinto só com tanta gente ao redor, meus pensamentos voam até o buraco negro e ficam lá imaginando algo melhor para existência humana, algo a mais. Ainda não assisti A Teoria de Tudo, mas imagino que seja revigorante assisti-lo. Sempre acreditei que não estamos sós nesse planeta ou no sistema solar, e que há esperanças de algo grandioso para todos. Gostaria muito de estar vivo e apreciar essa grandiosidade da humanidade.

    Curtido por 1 pessoa

    • Eder, estudo muito e os livros e as pesquisas me indicam que não há lógica em vivermos uma única e curta vida. Não faz sentido alguém nascer com todos os privilégios e outros nascerem sem nada. Seria contrário à perfeição do Universo. A partir da Física, muitas coisas estão sendo explicadas. Todos nós somos prótons, elétrons e neutrons. Todos nós e tudo. Cada estrela do céu, cada formiga na Terra, cada rocha em Júpiter, cada riacho num planeta de uma galáxia distante. Somos prótons, elétrons e neutrons numa densidade específica, a estrela é prótons, elétrons e neutrons em outra densidade. A luz é prótons, elétrons e neutrons bem menos condensados do que nós. É energia que enxergamos ou não. Não enxergamos a luz ultravioleta, nem a infravermelha. Nesse momento, a vida na Terra, nós, humanos, somos prótons, elétrons e neutrons bem unidos e bem densos. Será que na hora de nossa morte, como vêm estudando Universidades de prestígio como Harvard e Oxford, esses prótons, elétrons e neutrons se volatizam? Será que nos formam de uma outra maneira? Será que esses nossos prótons, elétrons e neutrons não se reunirão novamente e viverão outra vida em outros planetas? É o que venho indagando nos últimos tempos…

      Curtido por 2 pessoas

  2. Adorei o post e adorei esses filmes. Acredito muito que há algo maior aí fora e cada pouco mais que aprendo, me animo! Sobre a felicidade e o mundo que vivemos, falo por mim que sou muito feliz, apesar de não ver nada perfeito ao meu redor. Temos que desassociar a ideia de perfeição e felicidade, pois é quando estamos na lama que a perspectiva da felicidade é mais útil e importante. E claro, manter sempre a paz e a serenidade e deixar a vida acontecer, sempre focada no que a gente quer e não no que teme. Enfim, confesso que só cheguei a essas conclusões depois de muito sofrimento (desnecessário? ou não!) mas dedico grande parte da minha vida a escrever para que as pessoas possam sempre enxergar a luz no final de seus túneis pessoais, em busca de uma fé eterna e inabalável de que dias melhores virão. E que isso por si só já é uma grande razão para ser feliz. Anyway, passei aqui pois estou participando de uma TAG, tem umas perguntinhas bem legais e eu indiquei seu blog, que adoro! Dá uma olhada aqui e se quiser participar será ótimo! 😉 bjs! http://lulunopaisdasmaravilhas.com/2015/06/24/um-pouco-mais-sobre-mim/

    Curtir

  3. Ótimo post !
    Ainda bem que esse filme foge ai esteriótipo dos de terror e cia. ltda. , que detesto !
    A vida é bela e temos que vivê-la apostando no amor , na amizade , na alegria ,na felicidade e bondade humana !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s