TORTA QUE VEM E VAI AO PARAÍSO

Cupuaçu

Quem nunca comeu cupuaçu não vai entender. O gosto é único. E inexplicavelmente maravilhoso. Como se um marciano, pela primeira vez, degustasse limão ou taperebá.

O brigadeiro que forra o pirex tem que ser aquele de ponto apertado que faz uns carocinhos crocantes.

Depois o doce de cupuaçu que, antes, se produziu na panela em fogo mediano com a fruta fresca e açúcar como se fosse ponto de calda.

Gosto de pôr então uma camada de biscoitos champanhe.

E, enfim, o creme de cupuaçu – fruta, leite condensado e creme de leite – batido no liquidificador. A medida é sempre a da lata.

Só deixar na geladeira umas 12 horas e fechar os olhos para não escapar nem uma miligrama de sabor…
Há paraíso real nessa degustação.

Cupuaçu árvore

18 comentários sobre “TORTA QUE VEM E VAI AO PARAÍSO

  1. Cupuaçu não existe, é uma lenda. A fruta é tão boa, tão única, tão diferente que você acha que está em outra dimensão. Adoro de todas as formas: salame, suco, sorvete, doces, batida e o que mais pintar.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito obrigado, Mônica

    pela visita à minha página UAÍMA, e pelo “seguir”. Vai aqui um abraço pelo bom gosto de sua página. Agora, cá pra nós, chega de malvadeza sensorial, gustativa, chega de me sacrificar o palato com tais alusão a tal delícia, isso porque moro tão longe do mar de cupuaçu que só me resta sonhar… ou chorar.

    Um abraço.

    Darlan M Cunha
    (Belo Horizonte, MG)

    Curtir

  3. Muito bom seu trabalho, despertou-me até o interesse de conhecer mais sobre ela, morei no sul do Brasil, más a quase 11 anos estou em Portugal, claro que já havia visto falar de seus benefícios: É um ótimo antioxidante, e por isso ele ajuda a melhorar algumas funções cerebrais e previne inúmeras doenças degenerativas.
    Parabéns pelo seus posts!

    Curtido por 1 pessoa

    • Ótimos motivos pra comer toda hora, né?… Falando sério, morei na Amazônia e sei que lá há uma verdadeira farmácia a céu aberto. Tanto de essências como de energias. Adoro Portugal, morei aí quase 4 anos e foi uma experiência incrível!

      Curtir

  4. Monica, você, depois do meu filho, é a primeira pessoa que me segue. Quando vi que tinha alguém me seguindo corri pra conhecer. Foi muito bom conhecer o seu espaço e pelo pouco que vi me parece muito bom. Como sou Paraense adorei saber que você ama essa maravilha lá da minha Região. Obrigada pelo seguir! Prometo voltar para ir conhecendo você melhor. Abraço Dona D

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá! Os blogs são assim… Seguimos um ao outro para nos conhecermos melhor e irmos trocando experiências. A torta de cupuaçu é uma das heranças de Manaus, onde morei vários anos. Depois de várias experiências, foi a receita que adotamos em nossa casa. Mais do que isso, amo a Amazônia. Meu filho nasceu lá e a região me proporcionou muitos ensinamentos valiosos. Muito prazer em conhecê-la!

      Curtido por 1 pessoa

      • O prazer foi meu. Trocar experiências, aprender com as outras pessoas e fazer amizades novas a cada dia é o meu principal objetivo com o blog, além de aprender essas coisas de internet que até pouquíssimo tempo eu não sabia nada. Minha mãe fazia geleia de cupuaçú e é muito gostoso lembrar disso. Beijos

        Curtido por 1 pessoa

  5. Sou de SP mas estou morando em São Luís a um ano… E tenho que confessar que ter o “querido” cupuaçu por perto (fora outras frutas maravilhosas que a gente só encontra no norte ou nordeste!) tem sido um dos melhores presentes…! Adoro fazer a receita acima…Só provando pra saber o quanto é bom!!! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

